Clinica Medica Assis

Cetamina - Mecanismo Molecular

A cetamina apresenta um mecanismo de ação distinto dos antidepressivos tradicionais. Seu principal alvo é o sistema glutamatérgico, com modulação rápida dos receptores NMDA (N-metil-D-aspartato). Essa modulação reduz a inibição exercida sobre interneurônios GABAérgicos, o que favorece um aumento transitório na liberação de glutamato em áreas cerebrais importantes, como o córtex pré-frontal.

Esse aumento de glutamato ativa receptores AMPA e desencadeia uma série de processos intracelulares mediados pelo BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro) e pela via mTOR. Como consequência, ocorre estimulação de neurogênese, fortalecimento de conexões sinápticas e aumento da plasticidade cerebral em poucas horas (Duman & Aghajanian, 2012, Science).

Esses mecanismos ajudam a explicar por que a cetamina pode reduzir sintomas depressivos graves em um intervalo de 1 a 4 horas, inclusive em pacientes com quadro resistente a outros tratamentos.

Não se trata de sensação artificial de euforia, mas de um processo biológico direcionado, com potencial de oferecer alívio rápido em situações clínicas de alta urgência.

Se você tem dúvidas ou quer saber se esse tratamento é indicado para você, nossa equipe está pronta para acolher e orientar.

As infusões são realizadas na Clínica Médica Assis, Rua Marselhesa, 75 – Vila Mariana, São Paulo (SP).
Fale Conosco: 📞 (11) 4723-6565
Clínica Médica Assis — cuidando da sua mente com ciência e humanidade.

O tratamento com cetamina é simples, indolor e seguro.

O paciente deve ser encaminhado para o tratamento pelo seu psiquiatra. Antes do início do tratamento de fato, os casos são discutidos pela nossa equipe médica com o psiquiatra que acompanha o paciente.

Quanto às aplicações, estão previstas, em média, de 8 a 12 aplicações na fase aguda, administradas 1 ou 2 vezes por semana, sob a supervisão de médico psiquiatra e de equipe de enfermagem especializada. Cada sessão dura entre 60 e 90 minutos desde a chegada do paciente, aplicação do tratamento e saída. Havendo boa melhora com o tratamento, a necessidade de tratamento de manutenção é discutida com o paciente e seu psiquiatra, visando diminuir as chances de recaídas após a interrupção do tratamento.

Somos preparados especialmente para a administração da cetamina, visando proporcionar conforto e tranquilidade durante o tratamento, com a garantia de um serviço totalmente capacitado para o atendimento de eventuais intercorrências. Toda a evolução do tratamento é discutida com o psiquiatra que acompanha o paciente, de forma a alinhar com ele os detalhes do tratamento.

É importante lembrar da importância de termos um psiquiatra presente durante todo o tempo de aplicação da cetamina, sendo esse um dos grandes diferenciais da Clínica Médica Assis.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como iniciar o seu tratamento com Cetamina.

Para mais informações, ligue para (11) 4723-6565