Autismo
Por ser um distúrbio com diferentes níveis de comprometimento, recebe o nome de “espectro autista”. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento. O autismo “se instala” nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. Alguns indicativos desde bebê podem servir como alerta, como a criança ficar parada no berço, sem reagir a estímulos e evitando o contato visual.
Há causa definida?
Não há consenso sobre as causas da doença. Não existe um único autismo. A manifestação do autismo é muito variada. Estudos sugerem que o distúrbio é resultado de uma soma de fatores genéticos e ambientais.
Fatores apontados por pesquisas
Genéticos
Ambientais
O diagnóstico de uma patologia psiquiátrica só deve ser feito e fechado por um profissional especializado. Ele leva em conta um conjunto de fatores que depende da avaliação minuciosa de um médico. Renovamos o pedido para que não se julgue quem quer que seja precocemente, aumentando a dificuldade e alimentando preconceitos.
Principais sintomas:
A desordem neurobiológica afeta cada criança de forma única e não necessariamente ela irá apresentar todos os sintomas descritos. Há características que são bem comuns: