Clinica Medica Assis

Transtorno de Personalidade Boderline

O que é o Transtorno de Personalidade Boderline?

 

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é considerado um transtorno da personalidade, ou seja, a interação entre um temperamento vulnerável na infância, com instabilidade emocional, maior necessidade de afeto, apego, ansiedade de separação e impulsividade, com um ambiente no qual essas necessidades básicas não foram atendidas (abandono, negligência, falta de afeto, instabilidade emocional, financeira, familiar e agressividade).

Como consequência dessa interação entre o temperamento e o ambiente, se desenvolve uma personalidade que se caracteriza por:

1) Instabilidade nos relacionamentos interpessoais, com alternância entre extremos de idealização e desvalorização, apego intenso nas relações interpessoais e íntimas.

2) Instabilidade afetiva, com oscilações do humor, crises de raiva ou episódios depressivos intercalados com momentos breves de melhora do humor.

3) Impulsividade acentuada, com dificuldade do auto-controle, atos intempestivos, exposição a riscos, abuso de substâncias.

4) Déficits na Identidade com prejuízos na auto-imagem, auto-estima, sensação crônica de vazio, falta de sentido e despersonalização.

Devido as essas características, pessoas com o transtorno de personalidade borderline podem apresentar comportamentos destrutivos, impulsivos, descontrole da raiva, idéias paranóides, medo irracional de abandono, rejeição e críticas, e têm uma imagem negativa distorcida de si mesmas, dos outros e do mundo.

 

Como é o tratamento para o TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BODERLINE?

 

O tratamento do TPB inclui, incialmente, medicações que regulam a instabilidade do humor, os sintomas de ansiedade, a irritabilidade e impulsividade. 

A psicoedução sobre o transtorno durante as sessões com o psiquiatra e/ou sessões específicas de terapias desenvolvidas exclusivamente para o transtorno, como a psicoterapia do esquema, a terapia dialética comportamental e a terapia da mentalização, complementam o tratamento clínico de maneira eficaz. 

Com apoio e tratamento adequados o transtorno de personalidade borderline apresenta uma melhora significativacom possibilidade de cura após um tratamento bem sucedido.